Danças Brasileiras

Descubra uma nova forma de ver o mundo

Aguce a criatividade das crianças através das riquezas culturais de nosso país, com músicas de diferentes regiões contextualizadas em cada época do ano. Uma atividade lúdica e divertida com foco no desenvolvimento de habilidades motoras, cognitivas e emocionais.

O que propomos aqui?
 

O Casulo Cultural nesta bela parceria com o Núcleo Tangará, faz um convite para que as crianças apreciem, reconheçam e brinquem com as diversas possibilidades de dança espalhadas pelo nosso país usando o corpo como porta de entrada e saída desse processo expressivo
As crianças vão descobrindo em cada ritmo, em cada folguedo, em cada brincadeira uma nova forma de ver o mundo e de se fazer presente em sua própria cultura. 

As aulas são organizadas pensando-se nos ciclos festivos (Carnavalesco, Junino e Natalino), presentes nas manifestações populares brasileiras e em suas matrizes fundadoras (indígenas, europeias e africanas):

CICLO CARNAVALESCO:

  • Fevereiro e Março: Frevo, Maracatu, Samba e Afoxé;

  • Abril: Danças de matriz indígena (brincadeiras e mitos indígenas em forma de dança).

CICLO JUNINO:

  • Maio e Junho: Manifestações do Boi, Cacuriás, Coco, Congada, Dança das Fitas, Quadrilha, a representação simbólica da Fogueira, canções e brincadeiras relacionadas a colheitas e "cantos" de trabalho;

  • Agosto: Danças de Matriz Ibérica com brincadeiras de roda e cirandas;

  • Setembro: Danças Caiçaras com cirandas, dança do caranguejo, chibas e brincadeiras com elementos do mar;

  • Outubro: Danças de Matriz Africana como Maculelê, jongo, e danças de batuques, brincadeiras e mitos da Matriz Africana.

CICLO NATALINO:

  • Novembro e Dezembro: O Cavalo Marinho, Reisados, Pastoril e Presépios

Conheça a coordenadora deste projeto:

Fernanda Iannuzzi é bailarina-brincante, arte-educadora, atua em pesquisas dentro da cultura popular brasileira resignificando tradições através dos saberes populares na busca de novas construções de olhares para o mundo.

Qual a idade?

Crianças entre 6 a 10 anos de idade.

Quando acontece?

Todas as quintas-feiras, entre 18:30 e 19:30.

Quanto custa?

​R$120,00/mês (clientes mensalistas do Casulo tem desconto)

Entre em contato!

Últimas do Blog
Please reload