Casulo-86.jpg

Brincar livre

Esperar para observar. Silenciar para escutar.

O brincar é o mecanismo que permite à criança conectar-se com o que há de vivo dentro de si, do outro e do objeto. O brincar não pode ter um fim: ele é a própria vida se expressando. 

O QUE É BRINCAR LIVRE ?

A criança aprende o que vive, experimenta e BRINCA. Quando respeitamos seu ritmo, estamos confiando na sua capacidade de desenvolvimento e independência. Por isso, é fundamental evitar interferências desnecessárias nas brincadeiras e movimentos.

Muitas vezes, com o pretexto de ajudar ou estimular a criança, sua autonomia e sentimento de competência são bloqueados pelo adulto. Porém, desta maneira, está privando a criança de finalizar uma ação que ela começou. 

Aqui no Casulo, o BRINCAR LIVRE está garantido em todo o período! A ideia é oferecer um ambiente seguro, aconchegante e suficientemente amplo para que as crianças tenham bastante espaço a sua volta para explorar e exercer suas possibilidades motoras enquanto brincam. Apostamos no uso de diferentes materiais (além de brinquedos convencionais), objetos não-estruturados, acreditando que aprender por meio da exploração e experiência acaba tornando-se uma rica oportunidade de criar significados pessoais e coletivos.

Consideramos importante brincar nas áreas externas, em nosso quintal, em contato com a natureza. Pois vivenciar o brincar criativo e a interação com elementos da natureza faz com que a criança se conecte com a terra, criando uma ligação afetuosa com o mundo!

Quando acontece?

Todos os dias!

1/18

Entre em contato!